Agricultura de precisão; fertilidade do solo; geoestatística aplicada; gênese, morfologia e classificação de solos; pedometria e mapeamento digital e solos; qualidade física do solo; sensoriamento remoto e geoprocessamento; variabilidade espacial e temporal de atributos do solo.
O Grupo GEOP estuda as relações dos atributos indicadores da qualidade física influenciados pelo uso e manejo do solo, com objetivo de avaliar o potencial produtivo do solo como meio de fornecer condições adequadas para produzir alimentos, fibras e outros produtos para produção de energia, assim como, desempenhar sua função de caráter ambiental.
O Grupo GEOP estuda a formação do solo por meio da interação dos fatores de formação, avaliando a influência dos fatores nas caraterísticas morfológicas, físicas e químicas do solo.
O Grupo GEOP estuda a capacidade do solo em fornecer nutrientes as plantas e testar diferentes fontes de adubos e doses com intento de suprir a necessidade de boletins técnicos que vão auxiliar o manejo adequado do solo.
O Grupo GEOP estuda e desenvolve novas aplicações de métodos geoestatísticos aliado à estatística multivariada para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável e produtiva.
O Grupo GEOP atua na interface entre a área de Agricultura de Precisão, especialmente com o manejo da variabilidade espacial de atributos do solo e da produtividade das culturas agrícolas, definição de zonas de manejo específico e desenvolvimento de metodologias de amostragem espacial.
O Grupo GEOP objetiva gerar conhecimentos e metodologias por meio do Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto aplicado ao planejamento do uso do solo, no estudo do ambiente.
O Grupo GEOP tem forte atuação na aplicação de métodos estatísticos e matemáticos para o estudo da distribuição e gênese dos solos, Modelagem Quantitativa da relação Solo-Paisagem, criação e população de sistemas espaciais de informação de solos, através do uso de modelos numéricos para a inferência das variações espaciais e temporais dos tipos de solos e de suas propriedades, a partir de observações e conhecimento dos solos e de variáveis ambientais correlacionadas.
O Grupo GEOP realiza pesquisas sobre as causas da variabilidade espacial dos atributos dos solos por meio dos fatores e os processos de formação do solo, aliados às práticas de manejo, são responsáveis pela variabilidade espacial de atributos do solo, proporcionando às áreas pedologicamente iguais diferentes tendências de variabilidade espacial/temporal quando submetidas à diferentes práticas de manejo, da mesma forma, áreas pedologicamente diferentes, podem apresentar modelos de variabilidade semelhantes quando submetidas ao mesmo sistema de manejo do solo. A linha de pesquisa objetiva avaliar padrões de variabilidade espacial e temporal de atributos físicos, químicos e biológicos em diferentes sistemas de uso e manejo do solo.
O Grupo GEOP realiza pesquisas sobre Agricultura Digital, ou simplesmente Agricultura 4.0. Aliada ao uso intensivo de diversas técnicas ligadas à informática aplicadas na gestão completa de propriedadesagrícolas: insumos, monitoramento de pragas e outras informações que influenciem na produção agrícola. A plicação da inteligência artificial, como algoritmos de Machine learning e Deep learning usando dados de VANTS/Drones “RPAS”, imagens de Satélites, Sensores próximos, Sensores geofísicos geram grandes conjuntos de dados que para manuseados na era do BIGDATA foi necessário ocorrer uma “Revolução digital” também na forma de gestão das informações.
© 2024 | Geotecnologias e Pedometria (GEOP)